Wednesday, August 3, 2011

Chocolate – a doce tentação que pode fazer bem à saúde

Tradição na festa da Páscoa, ele faz a alegria de mulheres estressadas e crianças em geral. Apesar de ser geralmente consumido por prazer, o chocolate pode trazer alguns efeitos positivos para a saúde. O cacau ou o chocolate amargo, por exemplo, são benéficos para o sistema circulatório. Outros efeitos incluem as propriedades anticancerígenas, além de serem estimulantes cerebrais. Um estudo da BBC (Londres) indicou que um chocolate derretendo na boca de uma pessoa causa aumento das atividades cerebrais e dos batimentos cardíacos – inclusive mais intenso do que aquele associado ao beijo.
A cultura romântica considera o chocolate afrodisíaco. Para desapontamento de muitos, no entanto, essa propriedade ainda não foi comprovada. Apesar de a serotonina ter efeitos prazerosos, se consumida em excesso pode ser convertida em melatonina, que, por sua vez, reduz a libido. Por outro lado, ingerir grandes quantidades de alimentos altamente energéticos, tais como o chocolate, aumenta o risco de obesidade.
O chocolate é um alimento muito nutritivo. Contém proteínas, gorduras, cálcio, magnésio, ferro, zinco, caroteno, vitaminas E, B1, B2, B3, B6 e B12 e C. Estudos recentes sugerem que o cacau e o chocolate amargo podem surtir certos efeitos benéficos para a saúde humana. Outros estudos observaram ainda que ocorre uma pequena diminuição na pressão sanguínea após o consumo diário de chocolate amargo. No entanto, comer chocolate ao leite ou chocolate branco, ou mesmo beber chocolate amargo com leites gordurosos pode anular esses benefícios.
O consumo moderado de chocolate preto ou amargo pode ter efeitos positivos para a saúde, devido à presença de ácido gálico e epicatecina – flavonóides com função cardioprotetora. O chocolate possui também cafeína e sua ingestão faz com que o corpo libere neurotransmissores como a endorfina.
A nutricionista do HSJ, Adriana Garcia dá a dica: “Coma o chocolate porque faz bem, mas sempre com moderação. Qualquer alimento em demasia pode prejudicar sua saúde”.
Fontes: Sem dúvida, site da revista Galileu (http://revista galileu.globo.com/Galileu/…)
Revista brasileira de ciências farmacêuticas (out-dez 2002)

No comments:

Post a Comment